Ads 468x60px

Labels

Labels

23 de nov. de 2010

Microsoft proíbe suástica no Xbox

O lançamento de Call of Duty: Black Ops traz à tona uma questão bastante interessante: o uso da suástica pelos jogadores. Alguns deles têm usado o símbolo como avatar, o que não agradou muito a Microsoft. A empresa anunciou na segunda-feira que os jogadores que continuarem a usar a suástica em seus avatares serão banidos do jogo, sem discussão nem argumentação.
Essa decisão foi anunciada pelo diretor responsável por políticas de usuário do Xbox Live. Stephen Toulouse confirmou que o banimento ocorrerá para qualquer usuário que esteja usando a suástica dentro do Black Ops e também para usuários que utilizem o símbolo como avatar da gamertag. A suástica é um símbolo que remonta ao Nazismo, uma forma de pensamento que – esperamos todos – fique apenas na História.
Toulouse disse que o uso da suástica pode até ser feito no sentido de apoiar o retorno do símbolo, que já existia antes do Nazismo. No entanto, ele também afirmou que um jogo ou um avatar não são os melhores espaços para esse tipo de manifestação, uma vez que o símbolo estaria fora de contexto. Logo, quem o visse associaria aquele jogador imediatamente às práticas neo-nazistas ou mesmo nazistas que existem até hoje.

Antecipando as críticas, o diretor ainda disse que sabia que a suástica aparece em vários jogos. Para ele, porém, nesses casos existe um contexto que deixa claro o motivo do símbolo estar ali presente. Além disso, os títulos passam pela avaliação técnica e só podem ser jogados depois da classificação etária. Em tese, uma pessoa apta a jogar Black Ops já sabe o que é a suástica e por que ela está inserida naquela narrativa.

O Xbox Live não oferece a suástica como avatar, mas os usuários podem personalizar essa imagem a partir de formas pré-definidas. Há foices, armas, entre outros símbolos. Como a criatividade é grande, alguns usuários criaram uma forma de montar manualmente a suástica, que você vê logo abaixo. No entanto, cabe o aviso: não tente isso em casa, pois a Microsoft pode te chutar do Live.

1 comentários:

  1. No NFS World eu já coloquei uma suástica no capô do meu Mazda, não por ser nazista, porque eu não sou, mas eu curto esse simbolo, agora eu coloquei só a bandeira do Brasil

    ResponderExcluir

CÓDIGO DO LINKWITHIN