Ads 468x60px

Labels

Labels

2 de mai. de 2011

Lockheed Martin RQ-170 Sentinel: Avião não tripulado que ajudou a assassinar Osama Bin Laden



Na madrugada desta segunda-feira, o mundo foi pego de surpresa com anúncio, feito pelo governo dos Estados Unidos, sobre morte de Osama Bin Laden. O terrorista, responsável pela morte de quase três mil pessoas durante um ataque terrorista aos EUA em 11 de setembro de 2001, foi morto por tropas americanas na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão. Ao que tudo indica, a operação desta madrugada contou com a participação do avião Lockheed Martin RQ-170 Sentinel.
Conhecido como “a besta de Kandahar”, o Lockheed Martin RQ-170 Sentinel é um VANT – veículo aéreo não tripulado – amplamente utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos na operação Enduring Freedom, ocorrida no Afeganistão, tendo como principal missão o reconhecimento e vigilância das tropas terrestres.
Apesar de não haver qualquer informação oficial sobre o Lockheed Martin RQ-170 Sentinel, especialistas em aviação militar sugerem que o avião tenha uma envergadura de aproximadamente 20 metros, 1,2 metro de altura e que não carrega qualquer tipo de armamento. Com a possibilidade de voar a até 15.000 metros de altitude, o Lockheed Martin RQ-170 Sentinel conta com uma pintura acinzentada que ajuda na camuflagem em grandes alturas.O mais provável é que o Lockheed Martin RQ-170 Sentinel tenha sido utilizado na transmissão de imagens ao vivo da casa em que Bin Laden estava, que foi localizada pelo Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão.
Certamente, tratando-se de um segredo militar, os detalhes da operação que culminou com a morte do homem mais procurado do mundo, nunca serão divulgados.

0 comentários:

Postar um comentário

CÓDIGO DO LINKWITHIN