Ads 468x60px

Labels

Labels

4 de mai. de 2011

Intel anuncia Ivy Bridge e nova arquitetura de 22 nanômetros de seus chips


Diminuindo cada vez mais o número de seus nanômetros, a Intel acaba de anunciar sua tecnologia  mais importante do ano, segundo as palavras da própria: a nova arquitetura da empresa usa transístores 3-D Tri Gate de 22 nanômetros e será utilizada em toda a gama de produtos, desde os processadores para desktops monstruosos até os chips de smartphones e tablets, começando pela família Sandy Bridge.

Há uma razão pelo nome 3-D Tri Gate: trata-se da primeira arquitetura da Intel que deixa o plano bidimensional para trás — o formato vem sendo estudado desde 2002. Agora, utilizando uma nova estrutura tridimensional nos transístores, a promessa é conseguir fazer mais ciclos de processo (37% mais velozes do que a tecnologia atual) gastando menos energia. Segundo a Intel, os modelos 3-D de 22 nanômetros usarão metade da energia utilizada nos chips de 32 nanômetros atuais.
Os processadores de 32 nanômetros mal chegaram ao mercado: os Sandy Bridge começaram a chegar às máquinas nos últimos meses. A nova família, batizada de Ivy Bridge, com arquitetura de 22 nanômetros, deve chegar no segundo semestre deste ano, mas a empresa fez questão de frisar que o formato tridimensionalserá novo padrão para qualquer lançamento de processadores nos próximos anos — a expectativa é de chips de 14 nanômetros em 2013 e de 10 nanômetros em 2015. Finalmente um 3D que interessa. 

0 comentários:

Postar um comentário

CÓDIGO DO LINKWITHIN