Ads 468x60px

Labels

Labels

25 de nov de 2010

Supercomputador brasileiro está entre os 30 mais rápidos do mundo


Lembra daquele supercomputador de 50 milhões de reais que o Inpe comprou para aguçar a previsão do tempo? Pois bem, de lá para cá as coisas só melhoraram para o novo grande cérebro brasileiro: ele foi batizado de Tupã, foi chamado pela revista Nature de "o futuro da previsão de tempo global" e, para completar, foi considerado hoje o 29º computador mais rápido do mundo, colocando pela primeira vez uma máquina do hemisfério sul no top30 dos gigantes da supercomputação.
Como nós já falamos por aqui, a nova aquisição do Inpe, um XT6, da Cray, está instalada em Cachoeira Paulista, a 202km de São Paulo, e veio direto de Winsconsin. Depois de se adaptar ao novo clima brasileiro e aprender algumas palavras em português, a máquina ganhou o nome de Tupã – referência ao deus indígena que surgia em forma de trovão – e em pouco menos de dois meses já está entre os trinta computadores mais rápidos do mundo, segundo o TOP500, especializado na avaliação. Era de se esperar, já que o supercomputador é capaz de atingir nada menos do que 258 teralflops. Nada mal, hein?

E se estar entre os 30 melhores computadores do mundo ainda é pouco, o Tupã foi citado na revista Nature, principal publicação de ciência nos dias de hoje, como uma das soluções computacionais para controle e monitoramento climático. A ideia dos pesquisadores brasileiros é entender cada vez mais e criar novos modelos sobre as mudanças climáticas no Brasil, principalmente em regiões de maior impacto, como na Amazônia. Ponto para o Inpe e para o Brasil, que agora começa a entrar de vez nesse infográfico.

0 comentários:

Postar um comentário

CÓDIGO DO LINKWITHIN