Ads 468x60px

Labels

Labels

9 de nov de 2010

RIP Ask.com


Inicialmente chamado de Ask Jeeves – lá nos primórdios da internets, você não era nem nascido. Mesmo assim, é com pesar que informo que a empresa está oficialmente desistindo do mercado de buscadores. Nos próximos meses o Ask.com inicia um plano de encerrar completamente o serviço de buscas que ele atualmente mantém.


Quem mais perde com isso são seus funcionários, baseados em duas cidades dos Estados Unidos e mais uma da China. O Ask.com avisou que está oferecendo acordos trabalhistas, bônus de fim de ano e reposicionamento profissional, mas de qualquer forma é triste ver quemum número grande de engenheiros que sonham em levar o setor de buscas para a frente está no olho da rua.
A culpa do fim do Ask.com como buscador é do Google, em última instância. A empresa admitiu que não há mais como concorrer com a gigante de Mountain View, e por isso preferia realocar seus esforços para aquilo que acredita ser o verdadeiro produto que tem a oferecer: o sistema de perguntas e respostas.
Embora um serviço de perguntas e respostas dependa de algoritmos de busca e indexação, isso não é tão latente – nem tão custoso – como manter um buscador próprio. Além disso, algumas ferramentas de busca poderiam ser contratadas para fornecer tecnologia similar à que o Ask.com já desenvolveu internamente, porém por um preço melhor (ei, pessoal do Bing, é hora de entrar nessa jogada!).
RIP Ask.com.

0 comentários:

Postar um comentário

CÓDIGO DO LINKWITHIN