Ads 468x60px

Labels

Labels

11 de nov. de 2010

Game de dragão feito por estudantes é eleito o melhor do SBGames

 Além de ser um lugar para aprender mais sobre o desenvolvimento de games e trocar experiências, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) também premiou jogos desenvolvidos por brasileiros. O grande campeão da nona edição do evento, realizado entre os dias 8 e 10 de novembro em Florianópolis, foi o game "Krimson'’ desenvolvido em parceria de alunos da PUC-Rio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade FEderal de Santa Maria (UFSM).

O título venceu na categoria "Melhor jogo para PC", a mais importante da conferência. "A ideia do 'Krimson' começou há um ano na UFSM, quando um grupo de mestrandos decidiu trabalhar em um jogo", conta Edirlei Everson Soares de Lima, um dos criadores do projeto. "Krimson" game coloca o jogador na pele de um dragão que voa pelos ares. O objetivo é sobrevoar povoados e usar bolas de fogo para destruir casas e eliminar pessoas. "A inspiração foi tentar criar algo diferente do que se faz em games, de ter um herói para salvar o mundo. O jogador é o vilão para criar o caos no mundo".

Para participar do SBGames, "Krimson" tem duas fases - um tutorial e um cenário de ação. Mas, com o prêmio, a ideia do grupo, que tem ainda os integrantes Eduardo Ceretta Dalla Favera, Vinicius da Costa de Azevedo, Rodrigo Oliveira, Victor Chitolina Schetinger,
Cássio Lemos e Dário Ribeiro Júnior, é levar o título para uma fase comercial. "Vamos disponibilizá-lo gratuitamente nas próximas semanas para quem se interessar em jogar", disse Edirlei. A ideia é expandi-lo, fazer algo mais completo para poder tentar fechar com alguma empresa para comercializá-lo".
A seleção dos melhores jogos do SBGames foi feita por professores, palestrantes, jornalistas e desenvolvedores que tiveram alguns meses para avaliar os melhores trabalhos. Cerca de 34 jogos passaram para a fase final. Além de escolher o melhor jogo de PC, também foi selecionado o melhor jogo para plataformas móveis, vencido pelo título "Star Triad", da desenvolvedora carioca Aiyra, e o melhor jogo desenvolvido na plataforma XNA, que permite criar jogos para computadores e plataformas da Microsoft como o Xbox 360 e o Windows Phone 7, foi Painting Rage, criado pelos estudantes Luca Mattos Moller, Vinícius Canaã Medeiros Ruela e Diego Ferreira Marcílio.
Além de selecionar os melhores jogos, o SBGames premiou os melhores artigos sobre games, que serão publicados em uma revista especializada norte-americana.
Outra novidade foi que o prêmio concedido pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) ao melhor profissional do ano, chamado de "Contribuição à Indústria Brasileira de Jogos", mudará de nome. A partir de 2011, ele será chamado Prêmio Marcelo Carvalho, em homenagem ao primeiro presidente da Abragames que faleceu em fevereiro de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

CÓDIGO DO LINKWITHIN