Ads 468x60px

Labels

Labels

20 de jun. de 2011

ICANN aprova domínios .marca



Num futuro próximo, o Google poderá oferecer os endereços http://brasil.google ouhttp://mail.google. Sem .com, ou .net, ou qualquer outra terminação de endereço (o gTLD, na sigla em inglês para domínio de nível superior genérico). O ICANN aprovou nessa segunda-feira a resolução que cria os finais de endereço .marca — na falta de um nome melhor, vai esse mesmo.
De acordo com o órgão, que se responsabiliza pela estrutura e estabilidade na grande rede, a decisão representa uma “mudança histórica ao sistema de nomes de domínio da internet”. Hoje em dia há 22 gTLDs ao redor do mundo, além daqueles que são destinados a países (nós temos o .br). Com os domínios .marca, o ICANN diz que abre o endereços de internet para aquilo que a criatividade humana puder produzir.Quem mais deve se beneficiar com a mudança são as empresas de internet e os grandes grupos, que poderão ter o próprio nome como domínio, o que ajuda a evitar problemas de domínios com o nome de uma marca que é usado por terceiros, normalmente para práticas maliciosas.Ter um gTLD não custará pouco.
 Apenas para enviar a requisição de registro de, digamos, o.ubuntu, a Canonical teria que desembolsar US$ 185 mil. Caso o TLD seja aprovado, a taxa anual para manter a terminação de endereço será de mais US$ 25 mil. Sem falar de todos os custos para realizar registros de domínios, visto que a empresa que comprar um TLD será a responsável por ele (será a registrar, na terminologia técnica).
O ICANN promete receber requisições de registros de TLDs .marca a partir de janeiro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário

CÓDIGO DO LINKWITHIN