Você pode achar que Google e Facebook não são concorrentes diretas, mas é fato que as duas são as grandes potências da internet atualmente. Desde que a rede social passou a ganhar dinheiro com anúncio, o império da Google se viu ameaçado e foi obrigado a partir para a briga também nas redes sociais (o Orkut é um sucesso no Brasil, mas em outros países o serviço não possui muitos usuários).
Ainda em fase de testes, o Google+ (Google Plus) já pode ser visto por algumas pessoas e em breve deve ser disponibilizado para todos. Quem pensava que o Google+ se restringiria ao botão de compartilhamento em páginas da internet pode ficar de queixo caído quando vir que a proposta do serviço é unir pessoas com interesses comuns (e desbancar o Facebook).
“Compartilhamento da vida real”
Quando estiver disponível, o Google+ poderá ser acessado por meio da nova barra do Google. Ela ficará preta e contará com o link “You”. Clicando nele os usuários poderão ter acesso à nova rede social e central de compartilhamentos da Google. Será o fim da hegemonia do Facebook?
+Circles
Um dos pontos principais do Google+ é o sistema +Circles. Isso não é nada mais do que um agrupamento de amigos, mas realizado de uma maneira muito mais visual do que qualquer outra rede social já conseguiu fazer. O melhor de tudo é que esse recurso abusa das funcionalidades do HTML5, ou seja, permite o “arrastar e soltar” para facilitar a utilização.
Com o Google +Circles você vai poder levar os seus diferentes círculos de amizade para a internet. Compartilhando certos itens da sua vida apenas com pessoas que confia. O mecanismo também permite que links de interesse de poucos sejam levados para um grupo restrito de pessoas.
+Sparks
Com total sincronização com o +Circles, é possível adicionar interesses em comum com determinados grupos de amigos para que todos possam ter acesso às mesmas informações automaticamente. O que a Google quer com isso? Facilitar o compartilhamento de novos itens, eliminando a necessidade de buscas incessantes por motivos para se começar uma conversa.
+Hangouts
Videoconferências em grupo, ou melhor, em +Circles. O +Hangouts vai permitir que amigos consigam conversar entre si para passar um tempo livre se divertindo e lembrando de histórias interessantes sobre suas vidas. Por mensagens de texto ou por webcam, o que importa é ter o que contar e querer ouvir o que os outros têm a dizer.
O que será necessário fazer para isso? Clicar em um botão. Isso mesmo, é só encontrar seus amigos que estiverem online e clicar sobre “Join this conversation” para dar início às rodas de conversa.
+Mobile
A Google não seria tola de deixar os portáteis de fora, por isso o Google+ também estará disponível para smartphones e tablets. E o +Mobile não será apenas uma versão móvel do sistema, mas sim uma extensão do Google+ para que outras funcionalidades possam ser utilizadas.
+Instant Upload
Esse recurso dará adeus aos esquecimentos relacionados ao envio de fotografias para seus amigos. Com o +Instant Upload, todas as fotografias tiradas por seu telefone serão enviadas automaticamente para um álbum privado nas nuvens. Assim que chegar em um computador, você será lembrado delas e poderá compartilhá-las com seus amigos.
+Location
Você quer que todos saibam onde você está? Ative as localizações do Google+. Segundo o anúncio oficial, os usuários podem escolher se desejam ou não compartilhar esse tipo de informação (e também com quem desejam fazer isso).
+Huddle
Sofrer com mensagens de texto e telefonemas para marcar encontros com seus grupos de amigos não será mais necessário. O +Huddle cria chats em grupo e permite que reuniões ou passeios sejam combinados rapidamente.
Ficou interessado pelo novo serviço? Então acesse agora mesmo o Google+ e faça seu cadastro para receber um convite para as próximas fases de teste. Agora é esperar para ver se o Facebook será derrotado ou se ele continuará reinando como soberano no mundo das redes sociais,
0 comentários:
Postar um comentário