Ads 468x60px

Labels

Labels

25 de nov. de 2010

YouTube vai bancar artistas franceses

Os direitos autorais sempre são um problema para os responsáveis pelo YouTube. Desde que a empresa foi comprada pelo Google, lá em 2006, foram vários processos e ações judiciais tentando tirar dinheiro do site de vídeos pelo uso indevido de trabalho artístico. Pelo menos na França o Google se encaminha para uma solução menos pior para os artistas: dividir os lucros.
A empresa assinou um acordo com três entidades de classe que defendem os interesses dos artistas, que vai garantir uma compensação por trabalhos explorados indevidamente. Não foram revelados valores, mas o YouTube França vai repassar uma parte dos lucros obtidos com material – músicas, fotos, imagens etc – produzido por terceiros e utilizados indevidamente em vídeos do site (que é o que mais tem).

Somente uma das entidades representa 50 mil artistas franceses. Entre eles, temos roteiristas, dramaturgos e diretores.

Esse acordo será retroativo até 2007, quando o YouTube entrou no mercado francês. Curiosamente, dirá respeito apenas aos vídeos visualizados por usuários em território francês. Se você viu daqui do Brasil um vídeo com conteúdo francês protegido por direitos autorais, seu acesso não vai dar sequer um centavo para os artistas franceses.

0 comentários:

Postar um comentário

CÓDIGO DO LINKWITHIN