Ads 468x60px

Labels

Labels

14 de nov. de 2010

Nintendo tenta entender o que deu errado com o novo Metroid

A Nintendo queria vender um milhão de cópias de Metroid: Other M (Wii), que não era um jogo ruim. Mas ela não vai conseguir, pelo menos não até o fim do ano nos EUA, e agora está tentando entender o motivo.

Era a qualidade do jogo? Ou talvez as pessoas não se importem mais com Metroid? Era mesmo um problema, como alguns fãs reclamaram, o fato de a heroína da série Samus Aran parecer ter se transformado de uma caçadora de recompensas quieta e malvadona dos jogos anteriores em uma escritora de diários espaciais subserviente e insegura?
“Acreditamos que Metroid deveria ser um título de um milhão de unidades”, afirmou o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, em entrevista ao Kotaku US nesta sexta-feira (12). “Não chegaremos lá [à marca de um milhão], não no fim do ano. E estamos pensando muito sobre os motivos. Porque é um grande jogo. A resposta dos jogadores foi positiva. Estamos pensando muito sobre o porquê de não termos chegado lá. Acho que o marketing foi forte, as propagandas foram boas, a mídia social que fizemos foi bem positiva”.
Reggie disse que o jogo está “alcançando a marca de meio milhão” de cópias vendidas nos EUA. Não é um fracasso, mas também não é um grande sucesso. Perguntei a ele o sobre o perfil de Samus, já que essa é a crítica mais feroz que vi sobre o jogo. Algumas pessoas não gostaram nem um pouco de como Samus é retratada e reclamaram sobre isso tanto aqui no Kotaku quanto em outros sites.
“Para começar, [não tenho] nada além de um imenso respeito pela equipe de desenvolvimento”, comentou Fils-Aime. “O Sr. Sakamoto [co-criador de Metroid] fez um trabalho maravilhoso. A parceria conosco para promover o jogo foi espetacular. O Team Ninja [é] absolutamente fabuloso. Não vou chegar aqui e criticar um estilo do jogo, mas você tem ideia de quanto li a mesma reclamação que dizia, amplamente, que Samus soava diferente daquilo que o jogador conhecia da personagem? Ouvi e li os mesmos comentários. Acho que é uma justificativa ou não? Não tenho certeza ainda… Ainda não acredito que esse seja o fator principal para explicar as vendas do jogo”.
Sinto que ouvimos uma decepção parecida da Nintendo com as vendas dos últimos jogos Metroid Prime, os quais eu adorei, são três de meus games favoritos.
Vou deixar para vocês descobrirem o que não deu certo com Other M. Mas ainda quero saber de Reggie se ele acha que a série Metroid tem futuro. “Eu espero que sim”, ele diz. “Sou um fã apaixonado de Samus e da série Metroid”.

0 comentários:

Postar um comentário

CÓDIGO DO LINKWITHIN