Briga de peixe grande é sempre divertida de acompanhar, ainda mais quando envolve alguns milhões de dólares. E é justamente o que está para acontecer entre Google, Microsoft e o governo dos EUA. A gigante de busca entrou recentemente com um processo contra o Departamento de Interior dos Estados Unidos por esse ter exigido o uso do Windows em uma licitação para soluções de software de e-mail e colaboração.
Segundo o Google, essa obrigatoriedade favoreceria a Microsoft, o que seria ilegal. Obviamente o Google não tomou essa decisão em prol do software livre, mas sim pensando em suas próprias soluções de e-mail, mas é interessante notar que esse processo favoreceria indiretamente aplicativos livres.
A explicação do governo americano para exigência do Windows é de que um relatório baseado em “avaliação de risco e análise do mercado” demonstrou que o sistema da Microsoft era “o único que satisfazia cada requisito do departamento, provendo serviços unificados de e-mail e segurança avançada”. E é justamente essa informação que o Google vem contestando.
O texto completo do processo pode ser lido abaixo. E não custa lembrar que o governo brasileiro passou justamente pelo contrário dessa situação: ele exigiu o uso de software livre em instituições públicas mas acabou voltando atrás por pressão da própria Microsoft.
Google v US Complaint
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário