Produzido pelo Mozilla Labs, o Rainbow é uma forma nova de gravar os sons e as imagens que são originalmente captados por microfone e webcam (ou câmera, que seja), sem depender de nenhum aplicativo externo para isso. Bastam algumas linhas de JavaScript para que a função esteja habilitada e pronta para funcionar.
A defesa que a Fundação Mozilla faz da web com padrões abertos continua com intensidade máxima. Nessa sexta-feira a organização apresentou um novo plugin, ainda em estado bastante inicial de desenvolvimento, que permitirá num futuro próximo novas possibilidades no que diz respeito a gravar áudio e vídeo a partir de acessórios instalados (ou embutidos) no computador.
Num primeiro momento, o Rainbow é distribuído em forma de extensão, apenas para Firefox no Mac OS. Uma vez que a extensão está instalada, o usuário consegue que áudio e vídeo sejam gravados e codificados em formatos abertos: áudio por meio do Vorbis e vídeo por meio do Theora, tendo o Ogg como container de conteúdo.
Depois de gravado, o arquivo final ficaria disponível por meio da API de arquivos do HTML5, a um clique de distância.
Os planos da Mozilla, no entanto, são maiores: desenvolver plenamente o Rainbow para que ele seja nativo no Firefox, ainda mais se for no futuro Firefox 4, o próximo lançamento da organização.
Com isso, na próxima vez que você entrar no ChatRoulette para bater-papo, não vai depender do plugin do Flash Player para enviar seu áudio e vídeo para alguma amiguinha da internets. Legal, né? Tem futuro.
0 comentários:
Postar um comentário