29 de out. de 2010
Apple bate RIM e vira a quarta maior fabricante de celulares
Quem assistiu ao keynote que apresentou o iPhone ao mundo (Você não viu? Você não é geek, você é moleque!) deve se lembrar que Jobs propôs uma meta inicial de ter 1% do mercado de celulares ao do primeiro ano, o que na época era equivalente a 10 milhões de unidades.
Os veteranos da indústria não acreditaram muito nesse audácia em um mercado tão concorrido. Mas veja só como são as coisas: hoje, três anos depois, a Apple está vendendo quase uma vez e meia essa quantidade… por trimestre!
Graças a isso, hoje a empresa ultrapassou uma concorrente de peso, a RIM (fabricante dos BlackBerries), e se firmou como a quarta maior fabricante de celulares do mundo. A meta inicial era de ter 1% do mercado; agora a Apple possui 4,1% dele (e a RIM 3,6%).
Claro, isso não é nada se comparado às líderes do mercado. Nokia e Samsung venderam, apenas nesse trimestre, cerca de 110 e 70 milhões de celulares, respectivamente.
Apesar de ser pequena nos valores absolutos a Apple cresce em um ritmo impressionante: quase dobrou o que vendeu no mesmo período há um ano. A terceira colocada, a LG, pode ter ainda o dobro do mercado que a Apple, mas tendo vendido 10% a menos do que há um ano atrás — e durante esse tempo perdeu mais de 20% do seu mercado — ela é candidata a ser a próxima presa da Maçã daqui a um tempo se as coisas continuarem desse jeito.
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