Ads 468x60px

Labels

Labels

10 de nov de 2010

Microsoft processa Motorola por cobrar demais

É normal para grandes empresas de tecnologia pedirem licenças de patente umas das outras, apesar de competirem no mercado. É assim que acontece com a patente da tecnologia multi-toque, que foi criada pela Apple e licenciada para diversas fabricantes de hardware do mundo. O quanto cada empresa cobra para licenciar suas patentes é algo que só elas sabem, mas de acordo com a Microsoft, a Motorola está abusando desses valores.
A gigante de Redmond abriu ontem um processo contra a Motorola porque essa está cobrando altas taxas de licenciamento, que segundo a fabricante de software são ‘excessivos e discriminatórios’. Na minha imaginação, a cena foi a seguinte: a fabricante de celulares ficou sabendo dos altos lucros da Microsoft e por isso decidiu colocar uns zeros à direita adicionais nos boletos de licenciamento que envia, esperando que ninguém no setor financeiro notasse. As contas foram pagas, mas alguém descobriu o truque e a coisa ficou feia para a Motorola.
Agora a Microsoft está pedindo na justiça americana indenizações pelo pagamento das licenças, que envolvem as tecnologias de WiFi e do codec H.264, duas que são usadas principalmente no Xbox 360. Isso prova que, apesar da Microsoft ter reportado um trimestre excepcional, eles ainda tomam muito cuidado para não extrapolar os gastos.

0 comentários:

Postar um comentário

CÓDIGO DO LINKWITHIN